Kennedy compartilha mentira sobre saída de Mendes do STF


Reprodução  do Instagram

O deputado estadual e candidato à reeleição Kennedy Nunes (PSD), checado esta semana pelo Peneira, publicou em sua conta no Instagram um print de um site que informa que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse que deixará o cargo se Jair Bolsonaro (PSL) for eleito presidente. “Mais um motivo pra votar em @jairmessiasbolsonaro”, escreveu Kennedy. A postagem, publicada nesta noite, já tinha mais de 400 curtidas no perfil do deputado, além de milhares de compartilhamentos nas redes de apoiadores de Bolsonaro.




Mas a informação é falsa. O print é de um site conservador, o “República de Curitiba”, que fabricou a informação com base em uma nota do jornalista da “Veja” Ricardo Noblat, conforme revelou hoje o “Aos Fatos”. Na nota, publicada em julho, Noblat afirma que “um dos 11 ministros” do STF teria dito que se afastaria em caso de vitória de Bolsonaro, mas não cita nomes. O “República de Curitiba” distorceu a informação, escrevendo no título que o ministro é Gilmar Mendes, mas não apresentou comprovações e nem sequer informou isso no texto da “notícia”.

O ministro Gilmar Mendes desmentiu a informação em uma entrevista ao site “Diário do Poder”, de Brasília. Depois, compartilhou-a no Twitter, como checou o “Aos Fatos”.

Nós entramos em contato com a assessoria do candidato, para saber se ele manterá a postagem, mas ainda não tivemos resposta.

Chaves vai sair do ar?

Não é a primeira vez que Kennedy Nunes, que também é jornalista, publica informações falsas. Em abril, ele compartilhou no Twitter a informação de que a série de TV “Chaves” poderia sair do ar no Brasil por “fazer muita apologia ao bullying”. A suposta notícia foi desmascarada pelo “E-Farsas”.


Reprodução Twitter

Essa checagem foi sugerida por um leitor pelo WhatsApp no número 47 9 9211 4002.

Checagem - Carlos Henrique Braga.



Comentários